Weby shortcut

Colóquio Giorgio Agamben

Evento

: Unisinos

: 13 a 15 Maio 2019

O Colóquio "Agamben: interfaces e encruzilhadas do pensamento contemporâneo" se insere na linha de pesquisa Filosofia Social e Política do PPG Filosofia Unisinos, e reverbera um interesse cada vez maior no pensamento do filósofo italiano em temáticas centrais que se intercruzam para compreendermos o presente e suas raízes na tradição filosófica, jurídica, econômica e religiosa do Ocidente. Através de plenárias e conferências haverá oportunidade para se pensar desafios e linhas de fuga e ruptura que se descortinam em um tempo como o nosso, marcado pelo aprofundamento do uso dos dispositivos do direito e da economia para capturar as subjetividades a fim de melhor amoldá-las à operatividade do capitalismo.

Quais são os objetivos?
- Analisar o pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben no contexto dos problemas contemporâneos;
- Promover o intercâmbio e o debate entre pesquisadores de sua obra em âmbito nacional, sem perder de vista as análises que são realizadas em termos internacionais;
- Desenvolver mesas temáticas que aprofundem aspectos da obra agambeniana: política, ética, direito, psicanálise, linguagem, etc;
- Discutir a filosofia de Agamben face à contribuição de outros pensadores, a fim de compreendermos o diálogo com outras tradições filosóficas.

É destinado a quem?

Alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores interessados na filosofia de Giorgio Agamben e suas intersecções com diversos campos do conhecimento, pessoas interessadas na problemática crítica.

Distribui certificado?
O participante receberá o certificado de participação mediante a frequência mínima de 75% da carga horária total do evento.

Carga horária
16, 9 horas

Promoção
Filosofia Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos - IHU

Coordenação
Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz
 

Programação completa e inscrições no endereço: http://www.unisinos.br/eventos/giorgio-agamben-interfaces-e-encruzilhadas-do-pensamento-critico-co-ex124175-00001
 

A ocasião contará com transmissão ao vivo em alta definição na página Filosofia Unisinos no Facebook (endereço: https://bit.ly/2tEG1Mq) e também será disponibilizada posteriormente em Full HD no canal do Youtube do departamento (endereço: https://bit.ly/2jfkS6o). 

 




Data: 13 a 15 de maio.
Local: Auditório Érico Veríssimo/Labtics (Campus São Leopoldo - Escola da Indústria Criativa - Sala D02 118).
Horário: Multi-turno.