Weby shortcut

Linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em filosofia, Mestrado e Doutorado

Atualizado em 30/08/17 10:41.

 

Metafísica e Teoria do conhecimento

A linha focaliza questões tanto exegéticas quanto sistemáticas da teoria do conhecimento e da metafísica, nos distintos períodos da história da filosofia (filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea) e discute também a vinculação entre questões clássicas da metafísica e a reflexão sobre as condições de conhecimento. Há pelo menos quatro núcleos relevantes que caracterizam a produção dos professores vinculados à linha: um grupo de pesquisa em epistemologia na antiguidade, outro centrado nos desdobramentos do racionalismo moderno, um grupo voltado para questões epistemológicas e metafísicas em torno da filosofia de Kant e do idealismo pós-kantiano e um grupo que se dedica à pesquisa em fenomenologia e sua capacidade de contribuir para a reflexão sobre os temas clássicos da metafísica e da teoria do conhecimento. Assim, alguns dos principais filósofos discutidos pelos membros da linha Metafísica e Teoria do conhecimento são: Platão, Aristóteles, Agostinho, Spinoza, Leibniz, Kant, Fichte, Schelling, Hegel, Bergson, Husserl, Heidegger, Bachelard, Levinas e Edith Stein.

 

Professores:

Anderson Borges

Cristiano Novaes de Rezende

Fábio Ferreira de Almeida

Hans Christian Klotz

José Ternes

Martina Korelc

Márcia Zebina de Araújo

Thiago Suman Santoro

 

Lógica e Filosofia da Linguagem

A linha focaliza duas vertentes principais. A vertente mais formal tem início com a crise de fundamento, a Teoria dos Tipos, dos Conjuntos, a Teoria da Prova , até Teoria das Categorias. Ainda dentro dessa vertente encontramos pesquisas que procuram extrair asconsequências semânticas e metafísicas da nova lógica. Também inclui-se aí as discussões em torno da noção de “referencia” com o ressurgimento da lógica modal.

A segunda vertente compreende a reação pragmática, inaugurada pelo segundo Wittgenstein e continuada pela filosofia dos atos de fala. Como reação ao empirismo lógico encontramos também a ideia de “interpretação radical” de Quine e Davidson e, mais recentemente, o contextualismo de Recanati. Também faz parte dela investigações em torno da noção de “subjetividade”, desde o “argumento da linguagem privada”, às discussões sobre as noções de “pensamento” de Evans e o Externalismo de Burge e Davidson.

 

Professores:

André da Silva Porto

Araceli Rosich Soares Velloso

Guilherme Ghisoni da Silva

José Gonzalo Armijos Palácios

 

Ética e Filosofia Política

Na linha serão focalizadas as questões de filosofia prática – ética, filosofia política, filosofia do direito – no âmbito da filosofia moderna e contemporânea, principalmente, mas com abertura para os períodos antigo e medieval, assim como para a recepção contemporânea das questões clássicas. As investigações, no âmbito da filosofia política, sobre legitimidade do poder e divisão de poderes, Estado, democracia, liberdade, soberania, paz, direitos fundamentais, teoria crítica, totalitarismo, biopolítica, dentre outros tópicos basilares, acabam por estabelecer, a despeito de frequentemente em flagrante oposição, um percurso de continuidade com relação às questões clássicas. No que tange à ética, cabe assinalar asobrevivência das questões centrais concernentes à ação e ao juízo à crítica contemporânea à metafísica tradicional. As diversas teorias da ação e do juízo operam na articulação tanto entre os diversos ramos da filosofia prática como deles com as demais linhas de pesquisa.

 

Professores:

Adriana Delbó Lopes

Adriano Correia Silva

Carla Milani Damião

Helena Esser dos Reis

José Gonzalo Armijos Palácios

Rafael Rodrigues Pereira

Renato Moscateli

 

Estética e Filosofia da arte

A linha possui por foco de investigação conceitos e teorias relacionadas á criação, experiência, interpretação e crítica da arte. As investigações relacionam ‘Estética’ e ‘Filosofia da arte’, com respeito a diferentes tradições do pensamento filosófico. As ênfases das investigações são: Teorias sobre a tragédia e o trágico; Teorias do Gosto; Teorias da Imagem; Filosofia da Fotografia; Filosofia e Filme; Filosofia e Literatura; Estética, Feminismo e Raça; Estética Analítica e Continental. 

Professores:

Carla Milani Damião

Fábio Ferreira de Almeida

Guilherme Ghisoni da Silva

 

 

Listar Todas Voltar