III Colóquio de Estética

ESTÉTICA INDÍGENA
III Colóquio de Estética da FAFIL/UFG
2 a 4 de agosto de 2018

Locais: Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), Cine UFG, Prédio de Humanidades (Auditório e salas), Galeria da FAV.

Apresentação
O Colóquio de Estética da Faculdade de Filosofia da UFG teve início em 2016 com o evento intitulado “Confluindo tradições estéticas”, do qual resultou a publicação de um livro impresso e contou com o apoio da FAPEG e CAPES. Em 2017, a segunda edição do evento buscou relacionar questões formais estéticas, aproximando-as de questões raciais, sendo seu tema: “Estética em preto e branco”. Deste evento, que contou com o apoio da FAPEG e da CAPES, resultou a edição de um E-Book, a ser veiculado pelo site da Editora UFG. Ambos os eventos contaram com a participação de professores e pesquisadores convidados de âmbito internacional e nacional, apresentação de comunicações e participação discente. Relevante pontuar que o segundo evento foi marcado por um caráter interdisciplinar ao contar com a participação de colegas e alunos dos cursos de Humanidades e Artes da UFG. A proposta da terceira edição, justamente, pretende ampliar a interdisciplinaridade e fomentar a integração dos alunos que participam do Núcleo de Formação Indígena Takinahaky com ênfase em questões étnicas, estéticas e artísticas. Com a realização do segundo e terceiro colóquio visamos criar uma ação transversal a fim suprir a ausência da disciplina voltada aos estudos étnico e raciais no Projeto Político Pedagógico do Curso de Filosofia (PPPC) da FAFIL.
Sabemos que os estudantes que buscam formação no Curso de Educação Intercultural da UFG proveem da região do Araguaia e Tocantins, região que abrange os estados de Tocantins, Goiás, parte de Mato Grosso e parte do Maranhão, composto pelos seguintes povos indígenas: Apinajé, Gavião, Javaé, Karajá, Krahô, Krikati, Tapuio, Xavante e Xerente (do tronco linguístico Macro-Jê); e Guajajara, Guarani, Komayurá, Mbyà, Tapirapé e Waurá (do tronco linguístico Tupi), sendo a permanência deles no Campus II a UFG, de janeiro a fevereiro e de julho a agosto, o que lhes permite um contato reduzido com os alunos em geral dos demais cursos oferecidos. Ofertar o III Colóquio de Estética no período em que podemos contar com a presença dos alunos tem por objetivo fomentar a integração com os alunos dos cursos de Humanidades e de Artes Visuais.
Nosso interesse em tratar as questões étnicas pela via da estética encontra fundamento na matriz curricular do Curso de Formação do Núcleo Takinahakỹ ao indicar um amplo interesse pelas linguagens estéticas, permeado por temas contextuais em Ciências da Linguagem, tais como: imagem, pintura, grafismo, arte, artesanato, narrativas orais e escritas, e linguagem áudio visual. Esses temas contextuais estruturam nosso principal objetivo em estabelecer um diálogo sobre percepções estéticas autênticas e diversificadas em seus meios.

Convidamos profissionais, professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de Formação Superior Indígena, Humanidades e Artes Visuais a apresentarem propostas de comunicação que versem sobre: Estética Indígena, Estética, Filosofia da Arte, Imagem, Música, Filme, Fotografia, artes visuais, memória e decolonialidade, outros.

Normas para o envio de propostas
As propostas deverão ser estruturadas para uma comunicação de 20 minutos, contendo no máximo 300 palavras. Devem ser acompanhadas por uma curta biografia (max. 150 palavras), incluindo sua afiliação e E-mail para contato. As propostas devem ser enviadas para esteticaindigena@gmail.com de 25 abril a 12 de junho 2018. Os resultados serão enviados aos autores até ao dia 2 de julho de 2018.
Taxa de inscrição: Docentes: R$ 20,00/Discentes: R$ 12,00
*Não haverá taxa para ouvintes
** Pagamento na recepção do evento

Mais informações sobre o evento:

Apresentação e Programa

Cartaz