Uma análise operativa da esquerda e da direita - Palestra com o Prof. Fabien Georges Jacques Schang (FAFIL-PPGFil-UFG)

Evento

: Sala de Defesas da FAFIL - Prédio das Humanidades (Campus Samambaia)

: 04 de Outubro 2018 - 0h às 23h

Convidamos a todos para a palestra do Prof. Schang, a ser realizada no dia 04/10, às 15:00 h, na Sala de Defesas da FAFIL.

Resumo: Uma polêmica aconteceu recentemente no Brasil, segundo a qual o nazismo seria uma teoria política de esquerda (ver https://www.dw.com/pt-br/brasileiros-criam-debate-que-não-existe-na-alemanha/a-45531446). Contra essa polêmica de "círculos de direita brasileiros", a opinião comum dos "historiadores sérios" é que o nazismo não pode ser outra coisa do que uma teoria da extrema-direita. Quem tem razão, aqui?

Eu gostaria de apresentar uma teoria metapolítica, ou seja, uma teoria que trata dos conceitos de esquerda e de direita como valores cardinais da ciência política. Essa proposta é baseada sobre três teses principais:

(1) Os conceitos de esquerda e direita são propriedades relacionais, não cognitivas e operacionais (sem conteúdo próprio). Essas propriedades são baseadas sobre um conjunto de normas éticas para a ação coletiva.

(2) Esquerda e direita são precondições da atividade política, mas elas deveriam ser pensadas com objetos estruturados e não simples; a estrutura deles produz uma posição política relativa a partir da relação básica de amizade ou inimizade entre agentes políticos.

(3) Essa reflexão de natureza política pertence ao jeito filosófico particular da construção de conceitos, em relação ao que eles "deveriam" ou "poderiam" significar.