Aula aberta.

Aula aberta: Perspectivas pós-identitárias e a gênese do pensamento butleriano

Atualizada em 19/07/22 16:24.

Estamos passando para convidá-los para uma aula aberta que o IR está promovendo!

A aula será transmitida no canal do YouTube do Instituto Racionalidades no dia 03 de agosto, às 19h.

 

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Sobre a aula

Para conhecer os estudos de Judith Butler é necessário que façamos o movimento de entender como se constituiu o pano de fundo histórico do pensamento e da luta política que podemos chamar de Virada Pós-Identitária. Esse contexto foi responsável por trazer as bases das preocupações de Butler com os estudos sobre corpo e gênero a partir dos anos 1980 e como crítica às teorias feministas essencialistas de então. Na discussão que Butler travou com o feminismo, nessa época, a questão girava em torno do significado da categoria mulher para a teoria feminista, que tomava esse termo como uma designação unicamente aos corpos reconhecidos pelo discurso heteronormativo. Nada mais condizente do que passear por esse território de mudanças no pensamento ocidental antes mesmo de adentrar no universo dessa filósofa, a fim de compreender então o que significou, para Butler, uma guinada crítica às identidades – projeto que atravessa todo o seu pensamento e sua prática política. Esta aula aberta, portanto, para pensarmos perspectivas pós-identitárias e a gênese do pensamento butleriano nos ajuda a tomar alguns questionamentos fundamentais: Como se constitui uma identidade? O que é a identidade? Podemos viver sem identidade? O que estamos falando quando falamos de pós-identidade? Podemos pensar numa realidade sem identidade? Estas e outras indagações são refletidas por Butler e suas e seus contemporâneos/as. Como resultado de tais perguntas, Butler apostou no conceito de performatividade – que veremos no curso – e, com isso, criticou o movimento de substituição da compreensão de identidade de gênero como resultante do sexo natural pela concepção de identidade de gênero como resultante do imperativo da cultura. Essa autora vê nisso um “trocar seis por meia dúzia”. É chegada a hora de um convite para adentrarmos nessa discussão. Sejam bem-vindes!

Objetivo da aula

Apontar a relação do pensamento de Butler com abordagens pós-identitárias tanto epistêmicas quanto políticas stricto sensu, expressando como nasce a filosofia de Butler no interior de perspectivas pós-estruturalistas e desconstrucionistas.

Público-alvo

Estudantes, cientistas e pesquisadorxs das Humanidades em geral, pessoas que pesquisam e/ou se interessam pela obra de Judith Butler.

Professor ministrante do curso: Iran Ferreira de Melo

Doutor em Linguística (USP), professor de Linguística Queer e Análise Crítica do Discurso (UFRPE/UFPE). Coordenador do Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais (NuQueer - @nuqueerufrpe). Diretor do Observatório Brasileiro de Linguagem Inclusiva de Gênero. Membro pesquisador da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED) e da Associação Internacional de Estudos sobre Discurso e Sociedade.

 

Referência:

https://institutoracionalidades.com.br/produto/aula-aberta-perspectivas-pos-identitarias-e-a-genese-do-pensamento-butleriano/

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