X Colóquio Internacional Pierre Bayle: Crítica e Luta Filosófica
CHAMADA DE TRABALHOS
X Colóquio Internacional Pierre Bayle:
Crítica e luta filosófica
17 a 19 de julho de 2024
Universidade de Brasília
Comitê Científico:
Hubert Bost (EPHE)
José Raimundo Maia Neto (UFMG)
Antonio Carlos dos Santos (UFS)
Maria das Graças de Souza (USP)
Comitê Organizador:
Maria Cecília Pedreira de Almeida (coordenadora/UnB)
Todd Ryan (Trinity College)
Philippe Lacour ((UnB)
Convidamos a comunidade acadêmica brasileira a participar do X Colóquio Internacional Pierre Bayle: Crítica e luta filosófica O evento será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPGFIL-UNB), entre os dias 17 a 19 de julho de 2024, na Universidade de Brasília - DF.
A proposta é realizar um evento científico, partindo da obra de Pierre Bayle, mas com a ampla temática crítica e luta filosófica no Grande Século XVIII e no mundo contemporâneo. A partir do mosaico formado pela apresentação de trabalhos de discentes, docentes e pesquisadores qualificados, espera-se articular os diversos projetos de pesquisa em desenvolvimento. No horizonte acadêmico, o nosso foco é a história da filosofia e o seu manancial teórico para o estabelecimento da noção de crítica, pensada por Pierre Bayle e depois inseparável do Século XVIII. A ambiguidade acompanha esta noção por todo o século XVIII, que insiste sobre uma dupla acepção: a crítica pode ser filológica (que examina justificações literárias ou artísticas) ou política (que examina a justificativa da autoridade). As duas significações convergem na obra de Kant: a partir da percepção do risco de falhas na razão, por dogmatismo ou ceticismo, a própria razão deve proceder a um exercício de arbitragem: é o tribunal reflexivo da razão. Nessa direção, o X Colóquio Pierre Bayle se propõe não apenas a revisitar a crítica da “razão corrosiva”, mas também os desdobramentos dessa fundação célebre: a pretensão é abrigar análises de diversas concepções de crítica, desde a crítica das superstições, das religiões, da autoridade e até do próprio conhecimento.
O tema da crítica constitui uma noção essencial para a filosofia, e na filosofia política, possui uma vocação eminentemente prática. O atual cenário mundial, e, sobretudo, o brasileiro, apresentam um mosaico de problemas que exigem reflexão, crítica e uma intervenção filosófica. O intenso debate que se observa em torno dos limites da liberdade de expressão, da falência da crítica e das nem sempre claras relações entre o Estado e a religião, torna imprescindível a discussão, já colocada por Pierre Bayle, do combate aos fundamentalismos e à superstição, bem como o problema candente da proteção de certos direitos, da liberdade de crença, da tolerância religiosa bem como o das garantias políticas do Estado.
O interesse do grupo reunido em torno deste projeto se reflete no empenho dos seus pesquisadores em pensar a articulação da filosofia e da política com os problemas do Estado democrático contemporâneo, no compromisso efetivo de favorecer um amplo debate com a comunidade acadêmica internacional e do Brasil.
Aguardamos a inscrição de todos os interessados.
Sobre a inscrição:
Serão aceitas propostas de professores, pesquisadores doutores e pós-graduandos(as). O prazo para inscrição dos trabalhos será até 25 de junho de 2024. As propostas, com resumo de comunicação, deverão ser enviadas (em formato .doc ou .docx) para o endereço eletrônico coloquiobayle@gmail.com, contendo o título do trabalho, nome, titulação, vinculação acadêmica do proponente e resumo (de 500 até 1000 caracteres). O resumo deve ser apresentado em português e inglês ou francês. A lista dos trabalhos aceitos será divulgada até dia 28 de junho de 2024.
Conferencistas confirmados:
Prof. Dr. Jean-Luc Solère (Boston College)
Prof. Dr. Michael Hickson (Trent University)
Prof. Dr. Todd Ryan (Trinity College)