Representação Barroca-3

 Representação Barroca: estética e ontologia do conhecimento em Descartes e Espinosa

Updated at 04/08/25 17:07 .

Minicurso para discentes da Pós-graduação em Filosofia da FAFIL-UFG.
Dias 7, 14 e 28 de Maio de 2025, das 19:00 às 21:40.
Sala de Defesas do PPGFIL.
UFG - Campus Samambaia - Goiânia GO.
Docente: prof. Cristiano Novaes de Rezende.

Representação Barroca estética e ontologia do conhecimento em Descartes e Espinosa

Resumo:

Este minicurso tem como tema central a teoria das ideias em Descartes e em Espinosa.

Seu principal objetivo é evidenciar  que esses dois autores, embora não tenham escrito diretamente sobre estética e filosofia  da arte, refletiram, porém, indiretamente sobre a natureza de artes como a pintura e a arquitetura ao usarem-nas  como
modelos para elucidar a estrutura ontológica das ideias enquanto representações mentais.

Nesse sentido, o curso procurará examinar como Descartes e Espinosa relacionam a estrutura interna da ideia (sua dimensão formal ou performativa e sua dimensão objetiva ou intencional) com as duas artes acima mencionadas: o modelo pictórico em Descartes e o modelo arquitetônico em Espinosa.
Pretende-se comentar - através da diferença entre esses dois modelos, instanciados historicamente na arte barroca europeia e latino-americana - a diferença entre o estatuto da representação em uma filosofia da transcendência e em uma filosofia da imanência.

Como objetivo formativo, o minicurso pretende sensibilizar os estudantes para uma crítica da separação, por vezes demasiado seca, entre estética e filosofia da arte, de um lado, e metafísica e teoria do conhecimento, de outro. Procura-se defender, antes, a existência de fronteiras porosas e difusas entre essas áreas de pesquisa.

Para tanto, propõe -se o seguinte percurso:

Aula 1) A concepção pictórica da função representacional das ideias em Descartes.

Aula 2) A crítica de Espinosa à concepção cartesiana da ideia-quadro.

Aula 3) A reformulação espinosana da função "representacional" das ideias: a ideia-templo.