Vida acadêmica no PPGFil

Atualizado em 27/04/18 11:02.

O PPGFil, juntamente com a graduação da FAFIL, organiza as Semanas de Filosofia e Semanas de Integração Graduação/Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da UFG desde 1999. Esses grandes eventos envolvem a participação de professores convidados de todo o Brasil, além dos docentes da própria universidade, com a apresentação de trabalhos de alunos da graduação e da pós-graduação, tanto da UFG quanto de outras universidades do país. Outros eventos com focos em áreas, temas e autores mais específicos da Filosofia também têm sido regularmente promovidos pelo PPGFil, alguns deles com abrangência internacional.

O PPGFil dispõe de uma significativa quantidade de bolsas da Capes, CNPq e FAPEG, de forma que os ingressantes com bom desempenho no processo seletivo têm conseguido desenvolver suas pesquisas com apoio integral do programa. Além disso, o programa conta atualmente com três bolsistas de pós-doutorado PNPD da Capes, os quais têm realizado pesquisas e contribuído com atividades docentes na faculdade.

Tendo em vista o trabalho contínuo para aprimorar sua qualidade, o PPGFil vem direcionando seus esforços para a busca da excelência na pós-graduação, em especial com a promoção de atividades que visam a internacionalização do programa. Neste sentido, está promovendo a capacitação de seus docentes em pós-doutoramentos e missões de estudo e trabalho no exterior, bem como a vinda de docentes estrangeiros para ministrar cursos, palestras e empreender cooperações de pesquisa com PPGFil.

O Programa estabeleceu a prática de duas seleções por ano: uma seleção de mestrado ocorrendo no fim do segundo semestre do ano e com a matrícula no primeiro semestre, e uma seleção de doutorado no fim do primeiro semestre do ano e com a matrícula no segundo semestre. A seleção envolve a apresentação de um projeto de pesquisa, em acordo com a pesquisa de algum dos professores do Programa, a verificação do domínio da uma (mestrado) ou duas (doutorado) línguas estrangeiras, a prova de conhecimentos filosóficos (mestrado) e arguição do projeto, além da análise do Curriculum acadêmico dos candidatos. Para os candidatos estrangeiros não é necessária a verificação da lingua estrangeira, sendo porém exigido o domínio da língua portuguesa.

O prazo para conclusão do mestrado é de 18 a 24 meses, sendo possível a prorrogação até 30 meses, e de doutorado de 36 a 48 meses, sendo possível a prorrogação até 60 meses. Antes da defesa final da dissertação ou tese, é necessária a aprovação no exame de qualificação do trabalho.

O Programa não estabelece disciplinas obrigatórias para a formação dos alunos, tanto no mestrado quanto no doutorado. Há um número fixo de créditos que os acadêmicos necessitam cumprir com aprovação, para ter direito à defesa de seu trabalho.

Total de Créditos para Titulação no Mestrado:
Disciplinas: 16
Atividade complementar: 4.

Total de Créditos para Titulação no Doutorado:
Disciplinas: 16
Atividade complementar: 8

O PPGFil realiza anualmente Seminários internos de pesquisa anuais, nos quais os alunos do Programa apresentam os resultados de suas pesquisas e os discutem com outros discentes e docentes do Programa.

Os discentes desenvolvem o estágio docência nos curso de graduação em Filosofia, na Faculdade de Filosofia, obrigatório para os bolsistas e voluntário para os não bolsistas.