Cartaz - Nietzsche: genealogia, transvaloração e sociedade. Os 130 anos de Para a Genealogia da Moral

: Universidade do Vale do Rio dos Sinos

: 02 a 04 de Outubro 2018

Vigésima primeira edição do Colóquio de Filosofia Unisinos comemora os 130 anos de publicação da Genealogia da Moral

O Colóquio de Filosofia Unisinos é um evento anual, destinado aos alunos da pós-graduação e da graduação em filosofia, aos acadêmicos de diversas IES do Estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior. Acontece no campus da Unisinos e reúne cerca de duzentas pessoas, divididas entre alunos, professores e demais profissionais, possibilitando o estudo e a discussão de temas específicos com incidência inter e transdisciplinar a cada edição a partir da apresentação de comunicações, mesas redondas e conferências.

O tema da vigésima primeira edição será: Nietzsche: genealogia, transvaloração e sociedade. Os 130 anos de Para a Genealogia da Moral. Esta XXI edição será em parceria com o UFPEL. Investigaremos no conjunto da obra de Nietzsche, principalmente em Para a Genealogia da Moral a importância e atualidade do método genealógico enquanto diagnosticador dos valores da modernidade. Pela genealogia detecta-se não somente a criação dos valores, mas as condições de criação dos mesmos. O papel do genealogista se situa no desvelamento das perspectivas implicadas nas avaliações, descobrindo a avaliação que determina o valor dos valores, o que move determinada avaliação. A genealogia está para além dos argumentos com que demonstra os valores decadentes, precisamente naquilo que mostra “(...) o superior não deve rebaixar-se a instrumento do inferior, o pathos da distância deve manter também as tarefas eternamente afastadas! Seu direito de ser o sino de plena ressonância diante daquele falho, dissonante, é afinal mil vezes maior: eles somente são osfiadores do futuro, eles somente estão comprometidos com o futuro do homem. (GM, III, § 14).

Ao denunciar o veneno que calunia a vida, contaminando-a com a má consciência, a genealogia se afirma como um procedimento revolucionário. Pela genealogia detectam-se, tanto os mecanismos de poder que pervadem a sociedade em Foucault, como método para compreender a biopolítica em Agamben. Celebramos os 130 anos de Para a Genealogia da Moral, oferecendo através deste Colóquio Internacional de Filosofia, Nietzsche: genealogia, consciência e sociedade, um espaço de discussão que contribua para um debate em curso, em torno à atualidade do pensamento nietzschiano, no que tange à moral, aos valores e à biopolítica.

Data: 02 a 04 de outubro
Local: Unisinos (Campus São Leopoldo)

02/10/2018 - Terça-feira:
19:00 - 19:30 – Credenciamento

19:30 – 20:00 – Intervenção Cultural

20:00 – 22:00 – Conferência de Abertura
Paul Valadier – Centre Sèvres, (França)
Nietzsche, Genealogia e Niilismo
Coordenador: Alvaro Valls – (UNISINOS)

03/10/2018 - Quarta-feira:
Manhã
9: 00 – 12:00 – Apresentação de Comunicações

Tarde
14:00-16:00 – Mesa Redonda 1
Antonio Edmilson Pascoal (UFPR) e Clademir Araldi (UFPel)

16:00 – 16:30 - Intervalo

16:30 - 18:30 – Mesa Redonda 2
Angelo Marinuci (UFPel) e Wilson Frezzatti (Unioeste)

19:30 – 22:00 – Conferência
Oswaldo Giacóia Júnior – Unicamp
Nietzsche, Psicologia e Genealogia
Coordenador: Castor Bartolomé Ruiz - UNISINOS

04/10/2018 - Quinta-feira:
Manhã
9: 00 – 11:00 – Apresentação de Comunicações

11:00 – 12:00 – Conferência Via Skype
- Maria Cristina Fornari – Universitá di Salento (Itália) – Nietzsche: consciência, genealogia e sociedade.
- Coordenador: Castor Bartolomé Ruiz

Tarde
14:00-16:00 – Mesa Redonda 3
Castor Bartolomé Ruiz (UNISINOS) e Márcia Junges (UNISINOS)

16:00 – 16:30 - Intervalo

16:30 - 18:30 – Mesa Redonda 4
Luis Rubira (UFPel) e Adilson Felicio Feiler (UNISINOS)

19:30 – 20:30 – Conferência

Scarlett Marton – USP – Nietzsche, Genealogia e Modernidade
Coordenador: Clademir Araldi – UFPEL

20:30 – 22:00 - Conferência de Encerramento
Helmut Heit - Universidade de Tongji – Nietzsche, Foucault e a Genealogia da Vontade de Verdade.
Coordenador: Marcia Junges - Unisinos

Responsável:
Prof. Dr. Adilson Felicio Feiler (afeiler@unisinos.br)

Secretária do evento:
Rejane de Bastos
Fones: (51) 3590.8213/ (51) 35908211
E-mail: ihu-trabalhos@unisinos.br

Período de Submissões:
19 Abr 2018 - 24 Ago 2018

Período de Inscrições:
19 Abr 2018 - 23 Set 2018

Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir de 03/09/2018. Comunicação dos horários e locais das apresentações: a partir de 24/09/2018.

Link para o evento no Facebook:

Normas:
As comunicações devem estar em consonância com o tema e os objetivos do Colóquio. A programação completa do evento encontra-se disponível no Sítio do IHU – ihu.unisinos.br.

-    O envio deverá conter resumo.

-    Cada trabalho deverá ter, no máximo, dois autores, sendo que pelo menos um deles deverá ter sua inscrição individual efetivada.

-  Os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, e o texto, devidamente revisado, enviado no prazo previsto e estruturado conforme as seguintes instruções:

Apresentação: O resumo deverá conter título, autor(es) e sua titulação, instituição, fonte de financiamento (se for o caso) e e-mail; resumo em português, com até 2000 caracteres (sem espaço).

– Para cada apresentação serão disponibilizados 30min (20min - apresentação e 10min - debate).

Apoio:
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Universidade Federal de Pelotas

Inscrições e maiores informações EM BREVE.