Cartaz - Palestra de Rui Fausto

Seminário e Conferência com o Prof. Ruy Fausto, professor emérito da USP

Evento

: Campus Samambaia - UFG

: 27 a 28 de Setembro 2018

O Prof. Ruy Fausto, professor emérito da USP, apresentará, nos dias 27 e 28 de setembro, um seminário e uma conferência:

i) Seminário (dirigido a alunos e professores de filosofia):

Explicação e comentário de um extrato de texto da "Dialética Negativa", de Theodor Adorno

DialéticaNegativa(1966) é um dos três ou quatro livros mais importantes do filósofo alemãoTheodor Adorno (1903-1969). O livro se situa no interior da tradição dialética, mais precisamente, na esteira da dialética moderna, cujas grandes figuras são Hegel e Marx. Porém, Adorno não é, a rigor,  hegeliano; e, a rigor, também não é marxista. Qualquer que seja a sua dependência para com as duas grandes figuras da  dialética moderna, Adorno propõe um conceito original de dialética, conceito em que o papel da negação é reexaminado e, de certo modo, reposto.

 O texto é extraído da terceira parte da Dialética Negativa: “Modelos“ item II, “Espírito do mundo e História Natural. Excurso sobre Hegel“. O tópico se chama “˙História Natural“ (original, ed. Suhrkamp, Frankfurt am Main, pp. 345-349; trad. francesa, ed. Payot, Paris, pp. 276-279; trad. portuguesa, ed. Zahar, Rio,  pp. 293-297; trad. inglesa, ed. Routledge & Kegan Paul, Londres pp. 354-358).

Obs.: O Prof. Ruy Fausto orienta os participantes a lerem o texto antes do seminário. Para acessar o trecho da obra, clique aqui.

Dia 27/09, às 19h, no Miniauditório do Prédio das Humanidades (prédio novo).


 ii) Conferência:

A esquerda mundial e sua história: as origens da crise presente

 A direita mundial, assim como a direita brasileira, estão aparentemente na ofensiva, nos últimos tempos.  Além da questão de saber até onde vai a justeza desse diagnóstico (e se ele implica em afirmar que, inversamente, há um recuo efetivo da esquerda), pode-se perguntar, supondo pelo menos uma verdade parcial do argumento, em que medida, eventuais descaminhos da esquerda teriam contribuido para as dificuldades que, hoje, a esquerda teria de enfrentar.

 Dia 28/09, às 10h, no Auditório Lauro Vasconcelos (prédio antigo).


iii) Seminário:

Clássicos da história do período soviético e da Revolução Russa

Evento específico para um Grupo de Trabalho da Faculdade de Filosofia da UFG.

Dia 29/08/18, às 10h.