LANÇAMENTO DE LIVRO - 1

Lançamento do livro “O dia de glória chegou - Revolução, opinião e liberdade em Tocqueville e Arendt”

Atualizada em 26/07/22 16:39.

Fotos e detalhes do evento.

No dia 22 de julho de 2022, na Sala de defesas do Prédio de Humanidades II, foi realizado o lançamento do livro O dia de glória chegou - Revolução, opinião e liberdade em Tocqueville e Arendt (Edições 70, 2022; Coleção Anpof), de Rosângela Chaves. 

Primeira mulher a concluir o curso de doutorado em filosofia no PPGFil/UFG (fundado em 2013), Rosângela Chaves pôde apresentar e debater as principais ideias do livro baseado em sua tese de doutoramento, com a participação dos professores Dr. Adriano Correia, Dra. Helena Esser e Dr. Renato Moscatelli, além de outros pesquisadoras/es e interessados. 

Em O dia de glória chegou, Rosângela Chaves busca estabelecer as conexões intelectuais observáveis entre os escritos de Hannah Arendt e Alexis de Tocqueville, através de uma análise comparativa de seus conceitos de revolução, opinião e liberdade, entre outros. Embora tenham vivido e produzido conhecimento em tempo diferentes, influenciados essencialmente pelos conflitos e questões de sua época – em Tocqueville, a eclosão das inúmeras revoluções da primeira metade do século XIX e, em Arendt, a ascensão e queda de regimes totalitários no século XX – os dois pensadores creem na preservação da pluralidade do espaço público como ferramenta essencial para a manutenção da democracia. Assim, esta obra busca explorar as confluências na obra de ambos os pensadores e demonstrar que há, entre os dois, o ponto comum da práxis republicano-democrática como antídoto para as ameaças à democracia. Uma contribuição valorosa e original para a compreensão destes dois autores fundamentais da teoria política.

 

LANÇAMENTO DE LIVRO - 2

LANÇAMENTO DE LIVRO - 3

LANÇAMENTO DE LIVRO - 4

LANÇAMENTO DE LIVRO - 5

LANÇAMENTO DE LIVRO - 6

Categorias: Notícias Noticias