A XVI Semana de Filosofia da UFMT

A XVI Semana de Filosofia da UFMT “Formação, Conhecimento e Cultura”

Atualizada em 29/08/24 15:24.

A XVI Semana de Filosofia da UFMT

Informações Gerais XVI SEMANA DE FILOSOFIA

O evento:

XVI Semana de Filosofia da UFMT “Formação, Conhecimento e Cultura” é uma atividade de extensão, gratuita, realizada pelo Departamento de Filosofia, os cursos de Graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e de pós-graduação em Filosofia (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). A Semana de Filosofia expõe e discute as pesquisas do corpo docente e discente da universidade, aliando nesta iniciativa um registro variado de experiências e atividades acadêmicas, e promove o diálogo com pesquisadoras e pesquisadores de outras universidades brasileiras. Propicia aos/às estudantes e outros/as participantes uma relação direta com os fazeres típicos da academia – pesquisa, ensino e extensão – num espírito de trabalho e investigação conjuntos.

​            O evento tem como objetivo promover um espaço de debate público e qualificado sobre temas filosóficos em geral, com abertura para a interdisciplinaridade. Serão aceitas comunicações de estudantes de graduação e de pós-graduação (de qualquer curso), de professores/as das redes pública e privada, e de pesquisadores/as que desenvolvam pesquisas em Filosofia e temas afins. Espera-se, através desse evento, divulgar as pesquisas e atividades realizadas pelo corpo docente e discente dos cursos de Filosofia da UFMT, abrindo espaço para o debate, dentro da academia, entre os membros da universidade e da sociedade sobre os temas propostos na programação do evento.

Nesta edição o evento apoiará também o Curso de extensão “Conflitos civis e guerras internacionais: causas, consequências e dinâmicas da violência política”, atividade promovida pelo Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT e que constará na programação da Semana de Filosofia.

Dias e locais do evento:

A XVI Semana de Filosofia da UFMT ocorrerá dos dias 14 a 18 de outubro de 2024. As atividades acontecerão nas salas e no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS, no auditório da Faculdade de Economia (Fezinho) e no auditório do MUSEAR, do campus Cuiabá.

Inscrições:

Modalidades de inscrição:

-INSCRIÇÃO como OUVINTE (até dia 14/10):

-INSCRIÇÃO com apresentação de COMUNICAÇÃO (até dia 16/9):

- INSCRIÇÕES para o CURSO DE EXTENSÃO “Conflitos civis e guerras internacionais: causas, consequências e dinâmicas da violência política” (informações em breve)

A inscrição para o Curso de extensão será realizada por meio de link específico.

Comunicações e Premiação:

A Comissão Organizadora convida todos e todas a submeterem comunicações para XVI Semana de Filosofia.​ Mantendo a tradição do evento, ocorrerá uma nova edição da premiação “Coruja do Cerrado”. Esse concurso visa premiar as comunicações que se destacarem, segundo os seguintes critérios:

1. Estrutura (apresentação pessoal, objetivos, desenvolvimento e conclusões);
    b. Clareza e objetividade ;

c. Domínio do tema;

d. Adequação ao tempo disponível;

e. Coerência da exposição oral com o resumo; e

f. Adequação ao tema do evento.

​O resultado do prêmio “Coruja do Cerrado” será divulgado no dia 18/10 às 19h, durante o Café Filosófico, atividade de encerramento da Semana de Filosofia.

Diretrizes para submissão de comunicações:

1. Todas as comunicações serão presenciais.
  2. Serão aceitos apenas resumos de comunicações que forem enviados até dia 16/9.
  3. Os resumos devem conter um título e três palavras-chave.
  4. Serão avaliadas todas as submissões de estudantes, professores/as e pesquisadores/as contanto que elas tratem de temas filosóficos ou dialoguem com debates na Filosofia.
  5. As comunicações aprovadas por nosso Comitê Científico serão distribuídas em sessões temáticas, com apresentações individuais de 20 minutos cada, com 10 minutos reservados para o debate (podendo haver alteração em relação ao tempo dependendo do número de inscritos).
  6. Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário (disponível acima) completando todos os campos indicados como obrigatórios e acrescentando um resumo do trabalho a ser apresentado. Todos os resumos devem conter no mínimo 125 e no máximo 250 palavras.
  7. Todas as submissões que tratarem de temas filosóficos serão recebidas por uma Comissão Científica, que irá avaliar seu conteúdo e sua adequação às diretrizes do evento.
  8. A lista com os resumos aprovados e a indicação do dia e horário de cada apresentação será divulgada no dia 27/9, no site do evento.

Certificado:

Haverá certificado de participação para todo/a o/a inscrito/a que tiver presença confirmada nas atividades. Para ter direito ao certificado será necessário assinar a lista de presença que será disponibilizada em cada atividade da Semana de Filosofia.

Contatos:

Departamento de Filosofia

Curso de Graduação em Filosofia Licenciatura

Curso de Graduação em Filosofia Bacharelado

PROF-FILO (Mestrado Profissional em Filosofia, núcleo UFMT)

PPGFIL (Mestrado Acadêmico em Filosofia)