PPGFil marca presença no IX Eu Penso e I Seminário de Graduação em Filosofia

PPGFil marca presença no IX Eu Penso e I Seminário de Graduação em Filosofia – Campus Goiás

Atualizada em 30/05/25 16:33.

PPGFil marca presença no IX Eu Penso e I Seminário de Graduação em Filosofia

PPGFil marca presença no IX Eu Penso e I Seminário de Graduação em Filosofia – Campus Goiás

 

Entre os dias 13 e 16 de maio, ocorreu na encantadora cidade de Goiás o IX Eu Penso e o I Seminário de Graduação em Filosofia, promovidos pela Faculdade de Filosofia da UFG – Campus Goiás. O evento se revelou um verdadeiro encontro de ideias, afetos e resistências, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes lugares e instituições em torno de um objetivo comum: pensar filosoficamente o mundo e o nosso lugar nele.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG esteve muito bem representado por seus discentes, que participaram tanto como ouvintes quanto como comunicadores. O evento foi uma oportunidade preciosa de partilha de saberes, intercâmbio acadêmico e vivência filosófica para além das salas de aula.

Compartilhamos, abaixo, alguns depoimentos que expressam com intensidade a relevância dessa experiência:

 

Maxury, mestranda do PPGFil/UFG, descreve o evento como “enriquecedor e engrandecedor”:

"Poder acompanhar as produções filosóficas dos colegas da FAFIL do campus Goiás, assim como a dos colegas do campus Goiânia, foi uma experiência muito boa. Consegui levar desse evento muito aprendizado, sobretudo do quão rica e multifacetada a filosofia pode ser, atingindo diferentes horizontes de percepção. [...] Saí do evento com a cabeça cheia de inquietações e com o espírito revigorado para continuar produzindo filosofias comprometidas ética e politicamente com as humanidades."

Além disso, Maxury destacou a acolhida calorosa, o sentimento de pertencimento e a valorização mútua entre os participantes: "Ali, junto com eles, contribuindo, debatendo, questionando e sendo questionada. [...] Aprendi que, mesmo sabendo de algumas coisas em filosofia, ainda tenho muito o que aprender."

 

Emmanuel de Paula, também mestrando do programa, ressaltou o valor formativo do evento:

"A participação como ouvinte e comunicador foi uma experiência importante para estabelecer diálogos entre pesquisas diversas na filosofia. Transitando entre temas políticos, étnico-raciais, epistemológicos, de gênero, metafísicos, etc, pude aprender e ser impelido a refletir sobre temas que não me ocupam em minha pesquisa atual, mas que se revelam urgentes para a construção de uma filosofia brasileira."

Sua fala evidencia o papel fundamental dos encontros acadêmicos como espaços de troca, amadurecimento e ampliação dos horizontes de pesquisa.

 

Para Vinicius Araujo, o evento foi marcado por engajamento e beleza:

"O volume do público, bem como o engajamento do mesmo no evento, foi muito admirável e até mesmo muito bonito para aqueles que se encantam com o mundo acadêmico."

Em sua apresentação sobre a dignidade da pessoa humana na filosofia de Edith Stein, Vinicius chamou atenção para a urgência de resgatar valores fundamentais em tempos de crise: "Acredito ser de suma importância trazer autores e principalmente autoras que nos ajudem a retomar a dignidade de cada um."

 

Eventos como o Eu Penso e o I Seminário de Graduação em Filosofia demonstram a força e a vitalidade do pensamento filosófico produzido em solo goiano. Eles reafirmam o compromisso da comunidade acadêmica com uma filosofia plural, crítica e socialmente implicada.

Celebramos com entusiasmo a participação de nossos discentes e agradecemos à organização do evento por proporcionar um espaço tão fecundo e inspirador. Que essa experiência siga ecoando em novas pesquisas, encontros e ações comprometidas com a construção de uma filosofia viva, diversa e transformadora.