Cover Book - Guilherme Ghisoni Springer

The Philosophical Foundations of Photography as a Means of Communication - Guilherme Ghisoni da Silva

Actualizado en 13/11/25 14:36 .

Lançamento do novo livro do professor Guilherme Ghisoni da Silva.

Cover Book - Guilherme Ghisoni Springer


O professor Guilherme Ghisoni da Silva, da Faculdade de Filosofia da UFG, publicou recentemente, pela editora Springer-Nature, o livro The Philosophical Foundations of Photography as a Means of Communication. A obra representa uma contribuição relevante para a filosofia no Brasil e constitui um marco significativo para a UFG, por figurar entre as primeiras vezes em que um autor brasileiro lança um trabalho filosófico autoral, não restrito à exegese de figuras canonizadas, em uma editora acadêmica internacional de grande porte. A Springer-Nature é uma das editoras acadêmicas mais renomadas do mundo, e a série na qual o livro foi publicado, a Synthese Library, tem por objetivo “fornecer um fórum para os melhores trabalhos atuais”.  

O livro apresenta um projeto ambicioso ao propor a criação de um novo campo de estudo que compreende a fotografia como meio de comunicação, tema de especial importância na atualidade, dada a centralidade que a fotografia ocupa na vida social contemporânea.

A obra pode ser acessada (com download gratuito do prefácio, introdução e conclusão) pelo seguinte link:
https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-032-02649-1

Segundo a editora:

“Este livro apresenta a primeira teoria aprofundada sobre como nos comunicamos por meio de fotografias. Apesar do uso ubíquo das fotografias como uma linguagem universal nas mídias sociais digitais, uma compreensão sistemática da comunicação fotográfica tem permanecido elusiva. O autor recorre à literatura recente em filosofia da fotografia, teoria da imagem, teorias da referência pictórica e estudos dedicados à complexa relação entre imagens e atos de fala. A obra oferece os fundamentos filosóficos para uma ontologia das práticas sociais fotográficas, esclarecendo como essas práticas são constituídas por regras, o que possibilita compreender a comunicação fotográfica em contextos convencionais e não convencionais. Ao oferecer diversas contribuições significativas — incluindo uma análise minuciosa da diferença entre o conteúdo pictórico de uma imagem e o ato de fala realizado pelo seu uso contextualizado —, o livro nos ajuda a entender os diferentes tipos de regras que regem a comunicação fotográfica e propõe, entre outros aspectos, uma taxonomia dos atos de fala fotográficos. Essa perspectiva singular torna o livro uma leitura importante para o nosso tempo e de grande interesse para pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas, incluindo filosofia, fotografia, estudos da comunicação, estudos de mídia e artes visuais”.