Linhas de Pesquisa

Desde 2017, as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia passaram a se dividir em quatro: i) Ética e Filosofia Política, ii) Lógica e Filosofia da Linguagem, iii) Metafísica e Teoria do Conhecimento, iv) Estética e Filosofia da Arte. 

 

Metafísica e Teoria do conhecimento

A linha de pesquisa Metafísica e Teoria do Conhecimento focaliza questões tanto exegéticas quanto sistemáticas que compõem a tradição filosófica em seus quatro grandes períodos (filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea). Os docentes e discentes vinculados a esta linha de pesquisa se dedicam a discutir as questões clássicas da metafísica e a desenvolver uma reflexão crítica acerca dos conceitos e autores que marcam a tradição filosófica. Há pelo menos quatro núcleos relevantes que caracterizam a produção dos professores vinculados a esta linha: um grupo que se dedica a pesquisas em torno de temas epistemológicos da antiguidade e Idade Média; outro centrado nos desdobramentos do racionalismo moderno; um grupo voltado para questões epistemológicas e metafísicas em torno da filosofia de Kant e da filosofia clássica alemã; e um quarto grupo que se dedica às questões que marcaram o pensamento filosófico no século XX até os nossos dias. Assim, a linha abarca uma grande variedade de autores, sendo que os principais analisados no âmbito do Programa são: Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Duns Scotus, Descartes, Spinoza, Leibniz, Kant, Fichte, Schelling, Hegel, Bergson, Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty, Sartre, Foucault, Bachelard, Levinas e Edith Stein.

  • Professores vinculados à linha Metafísica e Teoria do Conhecimento:

Anderson Borges
Cristiano Novaes de Rezende
Fábio Ferreira de Almeida
Hans Christian Klotz
José Ternes
Martina Korelc
Márcia Zebina de Araújo
Thiago Suman Santoro
Vitor Mauro Ferreira de Romariz Bragança
Wellington Damasceno de Almeida


 Lógica e Filosofia da Linguagem

As pesquisas vinculadas à linha Lógica e Filosofia da Linguagem concentram-se em três vertentes inter-relacionadas, que, embora distintas em seus focos, dialogam entre si para ampliar a compreensão dos fenômenos linguísticos e lógicos.

A primeira vertente dedica-se a extrair as consequências semânticas e metafísicas da nova lógica, atribuindo especial atenção aos fundamentos da matemática. De caráter eminentemente formal, essa linha de pesquisa tem sua gênese na crise dos fundamentos, abrangendo desde a Teoria dos Tipos e a Teoria dos Conjuntos até a Teoria da Prova e, posteriormente, a Teoria das Categorias. Paralelamente, esse campo investiga a noção de “referência” no contexto do ressurgimento da lógica modal.

A segunda vertente concentra-se na exegese e em debates sobre o pensamento de autores como Frege, Russell, Wittgenstein e Quine, explorando os desdobramentos dessas ideias na pragmática, na teoria dos atos de fala e na filosofia da mente. Nesse âmbito, são analisadas questões relacionadas à noção de subjetividade e noções correlatas (como mente e visão de mundo), que perpassam desde o “argumento da linguagem privada” e as discussões sobre o externalismo semântico, proposto por autores como Burge e Davidson, até abordagens corporificadas da mente. Essa vertente também incorpora a análise da ideia de “interpretação radical”, conforme articulada por Quine e Davidson.

A terceira vertente da linha adota uma perspectiva temática a partir das reflexões e exegeses desenvolvidas na segunda vertente. Seu objetivo é oferecer contribuições a áreas correlatas, como a filosofia da memória, a metafísica do tempo, a filosofia da fotografia e a filosofia da ciência, sob uma perspectiva autoral e em diálogo com referências da tradição filosófica analítica.

  • Professores vinculados à linha Lógica e Filosofia da Linguagem:

André da Silva Porto
Araceli Rosich Soares Velloso
Filipe Lazzeri Vieira
Guilherme Ghisoni da Silva


 Ética e Filosofia Política

A linha de pesquisa em Ética e Filosofia Política concentra-se em questões centrais da filosofia prática, abrangendo ética, filosofia política e suas interfaces com filosofia do direito, teoria da ação e epistemologia. Possui foco no âmbito da filosofia moderna e contemporânea, mas com abertura para estudos de abordagens dos períodos antigo e medieval, assim como para a recepção contemporânea das questões clássicas. No âmbito da filosofia política, as investigações da linha abordam temas sobre legitimidade do poder e divisão de poderes, Estado, democracia, republicanismo, liberdade, soberania, paz, direitos fundamentais, teoria crítica, totalitarismo, biopolítica, dentre outros tópicos basilares. Esses temas estabelecem, a despeito de frequentemente em oposição, um percurso de continuidade com relação às questões clássicas. No que diz respeito à ética, destacam-se as discussões concernentes à ação e ao juízo, além da crítica contemporânea à metafísica tradicional, à modernidade e colonialidade. As diversas teorias da ação e do juízo operam na articulação tanto entre os ramos da filosofia prática como deles com as demais linhas de pesquisa.

  • Professores vinculados à linha Ética e Filosofia Política:

Adriana Delbó Lopes
Adriano Correia Silva
Filipe Lazzeri Vieira
Helena Esser dos Reis
Rafael Rodrigues Pereira
Renato Moscateli
Ricardo Bazilio Dalla Vecchia

 

Estética e Filosofia da arte

A linha de pesquisa Estética e Filosofia da Arte tem como foco principal a investigação, desenvolvimento e crítica dos conceitos e teorias relacionadas à criação, experiência, interpretação, expressão e crítica de arte. As investigações relacionam ‘Estética’ e ‘Filosofia da arte’ nas diferentes tradições do pensamento filosófico. As ênfases das investigações são: Teorias sobre a tragédia e o trágico; Teorias do Gosto; Teorias da Imagem; Filosofia da Fotografia; Filosofia e Filme; Filosofia e Literatura; Estética, Feminismo e Raça; Teorias Decoloniais da Expressão e da Experiência Artística, Filosofia da Música, Estética Analítica e Continental. Quanto aos autores que têm orientado a reflexão dos pesquisadores vinculados à linha, pode-se mencionar, entre os principais: Friedrich Nietzsche, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Henri Bergson, Gaston Bachelard, Wittgenstein, Arthur Danto, entre outros. 

  • Professores vinculados à linha Estética e Filosofia da Arte:

Carla Milani Damião
Fábio Ferreira de Almeida
Guilherme Ghisoni da Silva
Thiago Suman Santoro