noticia1320422501.jpg

II COLÓQUIO DE BIOPOLÍTICA - Por uma vida não fascista

Atualizada em 21/08/14 11:44.
De 21 a 26 de novembro de 2011 - Divulgada a programação

II COLÓQUIO DE BIOPOLÍTICA – POR UMA VIDA NÃO FASCISTA

21 a 23 de novembro de 2011 - Mostra biopolítica de cinema, no Cine Goiânia Ouro

24 a 26 de novembro de 2011 - Colóquio no Cine Teatro Pireneus (Pirenópolis-GO)

Grupo de Estudos em Biopolítica / Faculdade de Filosofia

Universidade Federal de Goiás

PROGRAMAÇÃO DO COLÓQUIO (Atualizada)

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA

II Colóquio de Biopolítica – Por uma vida não fascista, a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2011, na cidade de Pirenópolis, reunirá pesquisadores – da UFG e de outras universidades – que  se ocupam com o estudo das obras de autores como Friedrich Nietzsche, Carl Schmitt, Hannah Arendt, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Antonio Negri, Roberto Esposito, entre outros. O evento integra as atividades do Grupo de Estudos em Biopolítica que, nos últimos cinco anos, reúne professores e alunos da graduação e da pós-graduação (mestrado) em Filosofia da UFG, sob a coordenação conjunta dos professores Adriana Delbó, Adriano Correia e Carmelita B. F. Felício.

O colóquio é parte do esforço por consolidar e dar visibilidade às atividades de estudos e pesquisas do Grupo de Estudos em Biopolítica, facilitar o intercâmbio acadêmico e estreitar a colaboração entre vários pesquisadores brasileiros que se ocupam com os estudos de biopolítica – ou, mais amplamente, com a relação entre o natural, o biológico e o político.

Junto ao colóquio será realizada a Mostra biopolítica de cinema, de 21 a 23 de novembro de 2011, no Centro Cultural Goiânia Ouro, em Goiânia. Serão exibidos nove filmes, agrupados sob o tema "Por uma vida não fascista" e os sub-temas "Deixar morrer", "Fazer viver" e "Fazer morrer". Nos três dias haverá debate após o filme exibido no horário das 19h. A programação completa pode ser conferida no seguinte atalho:

A inscrição para participação no evento como ouvinte, com direito a certificado, pode ser feita nas secretarias da Faculdade de Filosofia e do Mestrado em Filosofia da UFG até o dia 23/11, como também no local do evento, no dia 24/11. As taxas de inscrição, tanto para os ouvintes quanto para os que apresentarão trabalhos, são as seguintes:

- Alunos da Faculdade de Filosofia (graduação e mestrado): isentos.

- Alunos de outros cursos e instituições: R$ 20,00

- Profissionais e público em geral: R$ 50,00

A taxa poderá ser paga no início do evento.

A organização do evento disponibilizará aos inscritos 20 vagas em um ônibus que partirá de Goiânia para Pirenópolis no dia 24/11 pela manhã e retornará a Goiânia no dia 27/11, às 14h. Os interessados em fazer uso do ônibus deverão enviar mensagem para o endereço eletrônico: coloquiobiopoliticaufg@gmail.com

Vagas: 100 (cem)

Promoção: Grupo de Estudos em Biopolítica, Faculdade de Filosofia da UFG e

Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado)