Inscrições para o grupo de estudos gratuito e online sobre "Necropolítica"

Atualizada em 21/07/20 11:07.

Durante esse período de pandemia, eu (Max Moreno) criei um movimento de estudantes negros de filosofia da UFG, recebendo também ajuda de uma estudante da Geografia-UFG, para que pudéssemos criar, organizar e administrar juntos um grupo de estudos. O grupo de estudos será sobre o livro "Necropolítica", do filósofo camaronês Achille Mbembe, e terá como público-alvo as comunidades negras, indígenas e periféricas. O objetivo do grupo de estudos é a democratização do conhecimento, isto é, fazer com que as produções filosóficas e científicas da FAFIL-UFG chegassem em tecidos sociais mais desfavorecidos, como, por exemplo, e as periferias, locais mais prejudicados no quesito ao acesso à uma educação digna.

 

... ... ... ...

 

Diante do exposto: eu quero saudar e agradecer, com muita satisfação, o comprometimento, ajuda e carinho dos meus amigos e colegas de faculdade: Hugor Henrique, Luiz Francisco, Stéfanny Dias, Gabriel Camargo e Sérgio Barbosa.   🏾🏿🏽

 

Abaixo, o calendário do grupo de estudos (sujeito a alterações como data e horário):

 

Primeira reunião: dia 27/07, 19:00 - 21:00 horas.

Segunda reunião: 03/08, 19:00 h - 21:00 horas.

 

Mesa de debate: "A construção histórica da imagem do negro e o encarceramento em massa da população negra". Componentes da mesa: Max Moreno e Gabriel Camargo. Dia 08/08, 15:00-17:00 horas.

 

Terceira reunião: 12/08.

Quarta reunião: 17/08.

 

Mesa de debate: "Rap e necropolítica". Componentes da mesa: Hugor Henrique e Luiz Francisco. Dia 22/08, 15:00 - 17:00 horas.

 

Quinta reunião: 26/08.

Sexta reunião: 31/08.

 

Cine-debate: documentário "Menino 23". Componentes da mesa: Stéfanny Dias e Sérgio Barbosa. Dia 05/09, 15:00 - 17:00 horas.

 

... ... ... ...

 

Para fazer a inscrição, basta colocar seu número de telefone no post, pois criamos um grupo de WhatsApp. Os encontros serão na plataforma Google Meet. Cogitamos na possibilidade de gravar os encontros e colocar em algum canal de Youtube para ser acessível àqueles que não podem acompanhar devido aos horários.

O grupo de estudos consistirá na leitura da "Necropolítica", até finalizarmos ela por completo. A cada parágrafo lido, iremos levantar debates e discussões sobre o que entendemos daquele parágrafo.

 

Temas que iremos debater durante todo o grupo de estudos: 1- a conceituação filosófica do conceito "morte", 2- racismo e a relação de inimizades, 3- biopolítica, 4- escravidão negra e indígena, 5- colonialismo, 6- nazismo e fascismo, 7- apartheid e leis segregacionistas, 8- eugenia e racismo científico ou darwinismo social, 9- colonialismo tardio, 10- guerras, 11- a indústria da morte, 12- capitalismo e necropolíticas, 13- máquinas de morte, 14- homens-bomba, 15- guerras às drogas, 16- encarceramento em massa da população negra. 

 

A Filosofia há de ser preta. Há de ser do povo preto. 

 

(Abaixo, Huey Newton, um dos fundadores do movimento antirracista e anticapitalista dos Panteras Negras, que lutam pela defesa das comunidades negras contra a violência policial e o descaso do Estado necropolítico estadunidense).

 

https://chat.whatsapp.com/JlCyrRtm6Rl1g6WOIYXYr

Categorias: Notícias